O Boletim Económico de maio de 2019 do Banco de Portugal mostra que "a economia portuguesa registou em 2018 o quinto ano consecutivo de expansão económica".
Corpo do artigo
A economia continua a crescer mas não tanto como há dois anos. O Produto Interno Bruto (PIB) real aumenta, em 2018, 2,1% contra os 2,8% de 2017.
Na economia portuguesa "a desaceleração face ao ano anterior foi determinada por um menor crescimento das exportações e, em menor grau, do investimento empresarial. Em contrapartida, o consumo privado continuou a crescer a um ritmo robusto, num quadro de manutenção de condições favoráveis no mercado de trabalho", pode ler-se no Boletim Económico de maio.
Por outro lado, "o endividamento externo da economia portuguesa permanece num nível elevado" e "a taxa de poupança das famílias manteve-se em níveis historicamente baixos".
A "baixa poupança e o dinamismo do investimento das famílias em habitação implicaram queda da capacidade de financiamento das famílias"
Além disso, "Segundo o Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito, observou-se em 2018 um forte aumento da procura por empréstimos por parte de particulares. O aumento da procura foi acompanhado a partir do segundo semestre por uma maior restritividade nos critérios de concessão de crédito, a qual segundo os bancos inquiridos está relacionada com medidas regulamentares e/ou prudenciais", adianta o BdP.