O ministro dos Negócios Estrangeiros disse ter pedido à ONU para devolver um dos C-130 do Estado líbio que estão em Portugal para reparações nas OGMA e «congelados» ao abrigo das sanções contra o regime de Kadhafi.
Corpo do artigo
«Portugal pediu às Nações Unidas para descongelar, ou seja, deixar de ter ao abrigo do regime de sanções, um dos aviões C-130 da Força Aérea da Líbia que estão no nosso país em reparação e manutenção», disse Paulo Portas.
O ministro precisou que «o pedido foi feito ao abrigo do item ajuda humanitária, porque os aviões C-130 além das funções como avião estratégico são um meio muitíssimo útil e operacional em termos humanitários, nomeadamente no transporte de feridos».
«Consideramos que é um gesto significativo, um gesto que aliás nos foi pedido pelas autoridades líbias, poder permitir que esse avião (...) possa voltar para Tripoli», disse ainda, indicando que aguarda uma resposta da ONU «nos próximos dias».
Dois aviões líbios C-130 encontram-se em Portugal para manutenção e reparação nas OGMA, mas apenas um deles já está pronto.