Cavaco poderá ser confrontado com a primeira polémica desta viagem, quando chegar amanhã a Macau: existe grande descontentamento entre a comunidade portuguesa por causa da emissão dos bilhetes de residentes e o Presidente vai receber as queixas dos portugueses.
Corpo do artigo
Pelo menos dois portugueses com responsabilidades em Macau já anunciaram que vão fazer chegar ao Presidente da República um pedido de intervenção junto das autoridades de Macau.
Queixam-se estes e muitos outros portugueses que obter um bilhete de identidade e residência (BIR) pode demorar anos e que sem ele não é possível arranjar emprego em Macau.
Já as autoridades de Macau não admitem a existência de qualquer problema com os portugueses que queiram trabalhar em Macau, apenas dizem ter dificuldade em dar uma resposta rápida, tal o número de pedidos de emissão de BIR.
Mas as queixas entre a comunidade portuguesa são muitas e esta parece ser uma preocupação generalizada, quer para quem chega quer para quem possa estar interessado em contratar um cidadão português para trabalhar na RAEM.
Avesso a qualquer tipo de polémicas, que aliás têm passado ao lado desta viagem, dificilmente o Presidente escapará a ser confrontado com este problema durante o dia e meio que passará em Macau, a partir da hora e almoço de amanhã.