Portugueses criam solução para tornar edifícios mais seguros durante os sismos
Uma equipa da Universidade de Coimbra, em conjunto com outros investigadores europeus, desenvolveu uma solução de construção que aguenta a vibração dos edifícios durante um tremor de terra e é facilmente substituível.
Corpo do artigo
Chama-se FREEDAM (FREE from DAMage Steel Connections) - uma sigla em inglês que significa ligação "livre de danos". Um grupo de investigadores de Portugal, Bélgica e Itália criaram uma solução para as peças metálicas que ligam as vigas e os pilares dos edifícios.
O professor Luís Simões da Silva, que lidera a equipa de investigadores portugueses, explica que a peça é feita de aço e tem um revestimento especial que permite dissipar a energia que um sismo transmite a um edifício. Deste modo, a construção torna-se mais resistente e aguenta o tremor de terra.
Depois do sismo, como os danos se concentraram nestas peças, a reparação é mais simples e económica - basta substituir as peças, especialmente construídas para que o processo seja fácil.
TSF\audio\2018\11\noticias\28\joana_carvalho_reis_antissismos
Estas ligações desenvolvidas pelos investigadores suportam, "sem qualquer dano", os eventos sísmicos e após a ocorrência do sismo, é só preciso "substituir os componentes dissipativos, de forma muito simples".
A nova solução foi ensaiada em laboratório e também num edifício protótipo construído propositadamente para o projeto.
https://www.youtube.com/watch?v=PBeatfeIG_I
Desenvolvido ao longo de três anos numa parceria entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Universidade de Liège (Bélgica), e as universidade italianas de Nápoles e Salerno, a investigação contou também com a ajuda de dois parceiros industriais - a empresa portuguesa, "OFELIZ" e a italiana "FIP Industriale".
À TSF, o professor Luís Simões da Silva adiantou que já foi feito um pedido de registo de patente desta ligação, que pode ser adaptada a outras situações extremas como tornados e furacões.
A investigação é um passo importante para a construção de edifícios mais seguros.