Apenas sete por cento das noites turísticas são passadas em países fora do espaço comunitário, revela um estudo publicado esta sexta-feira pelo Eurostat.
Corpo do artigo
De acordo com os dados hoje publicados pelo gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), referentes a 2015, os cidadãos do Reino Unido (28,4%), da Estónia (27,9%) e da Bélgica (23,1%) são os que mais noites de turismo passam em países extra-UE.
Já os cidadãos da Roménia (1,0%), Grécia (5,6%), República Checa (6,2) e Portugal (7%) são os que menos noites turísticas passam fora do espaço comunitário.
Os Estados Unidos eram em 2015 o principal destino turístico extra-UE, representando 13,8% das noites passadas por residentes da UE no resto do mundo, mas os três principais destinos fora do espaço comunitário para os portugueses eram Brasil (19,1%), Suíça (13,9%) e Cabo Verde (8,9%).
Os dados do Eurostat revelam que diversas regiões de Espanha, França e Itália constituem os principais destinos turísticos dentro da UE - surgindo à cabeça da lista as Ilhas Canárias -, sendo que em Portugal os dois destinos turísticos mais populares (ambos fora do top 30) eram Algarve (18,9 milhões de noites passadas por residentes e não residentes) e Lisboa (15 milhões).