O Presidente da República dá hoje posse aos sete novos secretários de Estado do Governo, às 17:00, dando o "sim" às alterações no Governo propostas pelo primeiro-ministro.
Corpo do artigo
Pedro Passos Coelho propôs na quinta-feira ao Presidente da República a substituição de seis secretários de Estado e a criação de uma nova secretaria de Estado, a da Alimentação e da Investigação Agroalimentar.
O chefe de Governo aceitou a saída, a pedido destes, dos secretários de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Paulo Júlio, do Emprego, Pedro Martins, do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Nuno Oliveira, do Turismo, Cecília Meireles, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, e do Ambiente e do Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo.
Hoje tomarão posse, por proposta do primeiro-ministro aceite pelo Presidente da República, Ana Rita Gomes Barrosa como secretária de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Pedro Roque como secretário de Estado do Emprego, Franquelim Frenando Garcia Alves como secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Adolfo Mesquita Nunes como secretário de Estado do Turismo, Francisco Lopes Gomes da Silva como secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural e Paulo Guilherme da Silva Lemos como secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Para ocupar a nova secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agrolimentar, tomará posse Alexandre Nuno Vaz Baptista de Vieira e Brito.
A substituição de seis secretários de Estado e a criação de uma nova secretaria de Estado é a terceira remodelação do Governo feita pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que ainda não mudou qualquer dos seus onze ministros.
Desde que assumiu funções, em junho de 2011, Pedro Passos Coelho apenas fez alterações à composição do Governo PSD/CDS-PP ao nível de secretários de Estado, a primeira das quais a 13 de março de 2012.
Destas alterações, resultou um aumento de 37 para 38 do número de secretários de Estado do XIX Governo, contando com uma subsecretária de Estado. No total, o executivo tem agora 49 membros.