Em Lima, Cavaco Silva lembrou que «em Portugal, a consolidação da democracia foi acompanhada por um forte aprofundamento da disponibilização dos cuidados de saúde».
Corpo do artigo
O Presidente da República considerou, esta sexta-feira, num almoço que ofereceu à comunidade portuguesa em Lima, que as visitas desta semana à Colômbia e ao Peru foram «das mais proveitosas» que fez.
Já num seminário económico em Lima, Cavaco Silva destacou a posição geoestratégica de Portugal e sublinhou as competências portuguesas em algumas áreas.
«Em Portugal, a consolidação da democracia foi acompanhada por um forte aprofundamento da disponibilização dos cuidados de saúde e de serviços de apoio às populações», explicou.
Para Cavaco, «não há democracia política sem justiça social e não há justiça social sem atenção às necessidades básicas daqueles que mais precisam».
«Esta é uma lição que Portugal retirou da sua experiência de quase 40 anos de regime democrático», acrescentou o chefe de Estado português.
O chefe de Estado português aproveitou ainda para lembrar aos empresários peruanos de que Portugal é uma democracia estável e deu a garantia que este é um bom país para ter acesso ao mercado europeu.