O The Guardian coloca a praia algarvia entre as 50 melhores do mundo e entre as 10 melhores para as famílias. A seleção foi feita pelos leitores do jornal.
Corpo do artigo
O jornal britânico escreve que a aldeia piscatória de Salema, no concelho de Vila do Bispo, conseguiu escapar ao grande desenvolvimento ou seja ao "boom" da construção. A praia da povoação mantém-se genuína e limpa sob uma bandeira azul que certifica a sua qualidade.
Numa breve descrição, o The Guardian revela as redes dos pescadores "deitadas" na areia branca, as pegadas de dinossauros, que podem ser encontradas preservadas na rocha calcária, e as ondas serenas olhadas, no verão, pelos nadadores-salvadores.
Para além da beleza natural, o jornal revela ainda que ali nada falta para apoiar quem escolha dar um mergulho na Salema. Há espreguiçadeiras e guarda-sois para alugar, casas de banho, duches e , claro, restaurantes e cafés.
Pelas suas qualidades, o The Guardian colocou a Salema na décima quinta posição, no ranking das 50 melhores praias do mundo, e em terceiro lugar no ranking das dez melhores praias para as famílias.
Esta não é a primeira vez que a Praia da Salema é distinguida. Em 2012, foi eleita uma das melhores praias secretas do planeta pela revista americana "Travel&Leisure", especialista em viagens e lazer, que destacou o seu lado "genuíno" e "não massificado".