Bandeira vermelha tinha sido hasteada esta terça-feira devido à presença de bactérias prejudiciais à saúde na água do mar.
Corpo do artigo
As interdições a banhos nas praias de Quarteira e Vale do Lobo, no Algarve, foram levantadas esta manhã depois de, na terça-feira, ter sido decretada devido à presença de uma bactéria na água.
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional adianta que, após nova análise à água do mar pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), "os valores microbiológicos estavam dentro dos padrões de qualidade".
Assim, foi ordenado o hasteamento, de novo, da bandeira verde nas praias.
Em Quarteira, cerca das 12h00, um elemento da Polícia Marítima ordenou que fosse hasteada a bandeira na praia onde, mesmo interdita a banhos, havia vários banhistas nas concessões e no areal, testemunhou a agência Lusa. Desde as 12h15 que os banhistas começaram a entrar na água daquela praia do distrito de Faro perante o olhar dos nadadores-salvadores.
As bandeiras vermelhas estão a ser retiradas ao longo do areal de vários quilómetros e a ser substituídas pela bandeira verde.
Na terça-feira, as autoridades ambientais interditaram a banhos as praias de Vale do Lobo e de Quarteira, no concelho de Loulé, devido à presença de bactérias prejudiciais à saúde na água do mar, disse o capitão do porto de Faro.
O comandante Santos Pereira disse à agência Lusa que as análises à qualidade da água do mar efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) detetaram a presença de coliformes fecais na água e a delegada regional de saúde ordenou a interdição das duas praias a banhos.
As praias de Vale do Lobo e de Quarteira são duas das principais zonas balneares do concelho de Loulé (distrito de Faro).