Praia de Vale Centeanes no Algarve interdita a banhos devido a bactéria, mas bandeira verde deverá estar hasteada até domingo

Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
Em declarações à TSF, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa revela esperar que o problema possa ficar resolvido ainda este sábado, ou o mais tardar, no domingo, dia em que abre a época balnear
A Praia de Vale Centeanes, no Carvoeiro, concelho de Lagoa, no Algarve, está interdita a banhos. De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, a água da praia está contaminada com a bactéria E. coli.
Ouvido pela TSF, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa espera que o problema possa ficar resolvido ainda este sábado, ou o mais tardar, no domingo, dia em que abre a época balnear.
"Estamos a ultimar porque não há nenhuma justificação, no nosso entender, para que a praia continue interdita. Houve, de facto, aqui um problema com uma escorrência, mas esses já têm três ou quatro dias, e neste momento está resolvido", garante, vincando que a origem do problema já é conhecida.
Luís Encarnação adianta que vai agora dirigir-se para Faro para "levar uma amostra da água". Foi diretamente da Praia de Vale Centeanes que o autarca falou com a TSF e, depois de olhar para o mar, assegurou que "está maravilhoso, sem nenhum tipo de problema".
"É só uma questão de à cautela — e eu concordo e acho muito bem que se confirme a qualidade da água — possa retirar a interdição e hastear a bandeira verde", afirma.
O problema deverá estar numa ligação ilícita à rede pluvial e que terá contaminado a água da praia. A época balnear na zona de Lagoa começa no domingo, 1 de junho, e estende-se até 30 de setembro. Este ano são seis as praias da zona que têm bandeira azul: Ferragudo, Caneiros, Carvoeiro, Senhora da Rocha, Vale do Olival e Vale de Centeanes.

