Água que escorreu por terrenos em direção ao mar teve de ser analisada e concluiu-se pela necessidade de içar a bandeira vermelha.
Corpo do artigo
A delegação regional de Saúde do Algarve interditou a praia de Vilamoura, por considerar que a água está imprópria para banhos. As análises à água do mar na praia revelaram a existência de coliformes fecais.
Na região algarvia, quatro praias do concelho de Albufeira também estavam interditas, mas duas delas já funcionam normalmente.
"Houve uma grande afluência de água que escorreu pelos terrenos em direção ao mar. Água barrenta que passou por vários terrenos e que preventivamente a Autoridade Marítima, quando viu aquela acumulação de água junto às praias e tendo em conta que estava que estamos em época balnear, içámos a bandeira vermelha preventivamente, contactámos a Agência Portuguesa do Ambiente e a Direção Regional da Saúde para tirarem a recolha de água e avaliarem ou não a contaminação da das águas balneares", disse à TSF o comandante do Porto de Portimão, Pousadas Godinho.
TSF\audio\2023\09\noticias\06\13_pousadas_godinho_
Duas praias da Ericeira interditas a banhos
As praias do Algodio e da Foz do Lizandro, na Ericeira, no concelho de Mafra, estão interditas a banhos devido à poluição da água, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
"As praias do Algodio e da Foz do Lizandro-Rio foram hoje interditas a banhos depois de as análises à qualidade da água, efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), terem revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos", refere o comunicado da AMN.