Algas presentes nestas praias não têm qualquer relação com as que foram identificadas no Algarve e já foram enviadas para análise.
Corpo do artigo
A praia do Tamariz e os topos norte e sul da praia de Carcavelos, em Cascais, foram hoje interditados a banhos por causa da presença de algas, disse fonte da capitania do porto de Cascais.
De acordo com o capitão Rui Terra, a capitania foi alertada pela Câmara Municipal de Cascais, por volta das 12h00, para o que seria um alojamento de algas na praia do Tamariz e nos topos norte e sul da praia de Carcavelos.
O responsável adiantou que elementos da capitania se deslocaram ao local e que foram recolhidas amostras, tanto da areia como do mar, que foram enviadas para a Agência Portuguesa do Ambiente e cujos resultados deverão ser conhecidos na sexta-feira.
À TSF, explicou que "normalmente este tipo de algas não tem índice de toxicidade nem de perigosidade associado, no entanto, por precaução e após concertação com a delegada de Saúde local, decidiu-se içar as bandeiras vermelhas apenas nas concessões onde foram identificadas as algas", sendo que na praia de Carcavelos isto aconteceu em duas das "17 concessões possíveis". Também a praia do Tamariz ficou com os banhos interditados.
O responsável aproveitou para esclarecer que as algas detetadas nestas três praias não são nocivas e não têm qualquer relação com as microalgas detetadas no Algarve, sublinhando que fenómenos como o de hoje acontecem durante todo o ano por causa do movimento das correntes marítimas.