Corpo do artigo
Quando a canícula começa a dar ares da sua graça, queremos e precisamos de ter o mar por perto. O restaurante Sul, na Ericeira coloca-nos bem no centro da acção. O biónico chef João Paulo Rodrigues, quando não está oficiante na grelha e no fogo, está a mergulhar. Ouriços e outros mariscos, peixes de bitolas maiores e muita arte culinária são presenças frequentes na sua casa.
Há várias entradas disponíveis, e começar por um bom queijo alentejano com doce de abóbora sabe sempre bem com um primeiro copo de vinho branco. Também há carpaccio de bacalhau de grande arte e efeito, delicioso. Faz-se aqui tempura de camarão de grande nível, petisco tão eficaz quanto inesperado. E há sempre casco de santola entre as frescuras entradeiras.
O reino de Neptuno marca forte presença à mesa em pratos delicados e saborosos. Há uma sopa rica do mar deliciosa que não hesito em recomendar. É maravilhosa a cataplana de tamboril com camarão, caldo de consistência excelente e ingredientes felizes bem casados no grande bivalve de cobre. Configura perdição o excelente esparguete com ovas de ouriço que a casa prepara, absolutamente original.
Não podia faltar no cardápio o caril de camarão, de execução primorosa. Merece escolha criteriosa de um dos bons vinhos brancos da garrafeira. Faz-se também uma maravilhosa açorda de lavagante que merece a maior atenção. Brilhante jogo de texturas e sabores, come-se em jeito de guloseima irresistível.
Nas carnes temos muito boas escolhas. Após a empreitada marisqueira, sabe bem um bom bife do lombo grelhado, espécie de justa recompensa. Excelente também é o bife à portuguesa, a configuração que amamos. Procurando uma peça mais sofisticada, pode optar pelo entrecote de Angus, carne ultra-seleccionada, cozinhada a preceito.
Num instante chegamos à sobremesa, o tempo aqui à mesa passa depressa. Há muito para desbravar. Caso por exemplo do soufflé de chocolate com gelado de baunilha. Obra-prima de pastelaria de grande efeito. Também resulta muito bem o doce de ovos com amêndoa. E há um fantástico milfolhas de pastel de nata que não pode deixar de provar. Muito bom é o tiramisú.
Vale bem a viagem este especialíssimo Sul, é o luxo que todos nós merecemos. Vale a pena chegar de manhã, dar um mergulho e gozar o sol da Ericeira, almoçar junto ao mar e ir ficando até à hora de jantar. Somos sempre muito bem tratados. Nas épocas respectivas, não deixe de provar as muitas especialidades.