Com o início das aulas do primeiro ano no ensino superior, começa também a praxe. Mas este ano, só em Coimbra.
Corpo do artigo
Apesar da pandemia da Covid-19, a praxe em Coimbra não foi suspensa e já se veem vários grupos de alunos a praxar. Como o contexto é diferente, há novas regras e o contacto físico não é permitido.
O estudante João Taveira explica que "têm de estar divididos em grupos de dez, com distanciamento de dois metros, usar máscara e desinfetante" e não podem tocar no chão. O aluno de Geografia alerta que "os casos estão a subir e é preciso muita cautela. Queremos que isto corra bem".
Os estudantes concordam com a existência de praxe porque "é uma tradição de Coimbra de há muitos anos", considera João Mateus. "Se cumprirmos as regras, não vejo qualquer problema em haver praxe", assegura.
TSF\audio\2020\10\noticias\06\diana_craveiro_praxe_coimbra_14h
Os grupos de alunos estão a espalhar-se pela cidade para que não haja aglomeração de pessoas. Amanda Santos e Ricardo Pereira reuniram oito alunos do primeiro ano no Jardim da Sereia e vão "apostar em jogos de adivinhas, jogos de apresentação e em cantar músicas".
Com as novas regras, inventam-se também novas atividades. Maria Matilde Barata diz que este ano vão fazer "jogos de autoconhecimento e de conhecimento sobre os colegas" onde os alunos vão ter de fazer "perguntas e deduções uns sobre os outros".
Quanto ao balanço dos alunos do primeiro ano que estão a participar na praxe, por agora é positivo. Afonso Andrade garante que se "sente seguro" e que "estão a ter cuidado com o distanciamento, a desinfeção das mãos e o uso de máscara". Também Carlota Lima diz que "até agora está a correr bem. Dentro de todo o panorama, há um pouco de normalidade". A estudante defende que "se toda a gente tiver cuidado, tudo se consegue fazer. É a mesma coisa com as aulas e com o nosso dia-a-dia".
O reitor da universidade de Coimbra garante que se vai manter atento e que vai intervir em caso de excessos. O Conselho de Veteranos só prevê a suspensão total da praxe caso a universidade seja fechada ou haja um novo confinamento.