PR/China: Cavaco Silva diz que visita «elevou parceria estratégica» luso-chinesa
O Presidente da Repúlica, Aníbal Cavaco Silva, disse hoje que a sua visita à China «elevou a parceria estratégica» luso-chinesa, salientando «a grande abertura» dos líderes chineses para «reforçar a cooperação bilateral nos mais variados domínios».
Corpo do artigo
«Se formos capazes de dar seguimento a tudo o que foi feito na semana que hoje termina será muito positivo para Portugal», disse Cavaco Silva em Macau, última etapa de uma visita de oito dias por Xangai, Pequim e aquela Região Administrativa Especial da China.
Numa conferência de imprensa no Consulado Geral de Portugal em Macau cerca de três horas antes de embarcar para Hong Kong, de regresso a Lisboa, o presidente português salientou que durante a visita foram assinados 29 acordos e memorandos de entendimento entre os governos, as empresas e as universidades.
«Penso que nunca ocorreu no passado ocorreu algo de semelhante», disse.
Foi a primeira visita de um chefe de Estado português à China desde 2005, com uma comitiva que incluía três ministros (Negócios Estrangeiros, Economia e Educação e Cultura) e uma delegação com cerca de cem empresários.
Além do homólogo chinês, Xi Jinping, que é também secretário-geral do Partido Comunista, o cargo político mais importante do país, Cavaco Silva encontrou-se com o primeiro-ministro, Li Keqiang, e com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Zhang Dejiang, que são os números dois e três da hierarquia comunista.
«Encontrei grande abertura em relação a todos os assuntos que apresentámos», disse o Presidente português.
Cavaco Silva realçou também «a cooperação trilateral» que «foi um tema abordado com alguma profundidade, o que mostra bem que a relação especial de Portugal com África e América Latina tem um valor estratégico muito significativo».