"Precisamos de ir mais além." Loures quer combater aumento do número de casos
Transportes públicos são uma das preocupações elencadas por Bernardino Soares quanto ao aumento do número de pessoas infetadas.
Corpo do artigo
Com mais de oitocentos casos de Covid-19 confirmados no concelho de Loures, o presidente da Câmara Municipal, Bernardino Soares, faz um apelo às autoridades de saúde: o autarca quer combater o aumento do número de infetados, que se acentuou nos últimos 15 dias.
Embora garante não estar alarmado, Bernardino Soares não esconde a preocupação perante a curva ascendente no concelho, para a qual contribuem vários fatores socioeconómicos, como "as condições de habitabilidade em muitos bairros, o problema dos transportes públicos ou a precariedade de muitos trabalhadores".
Muitas das situações destes trabalhadores estão ligadas a cenários de "ilegalidade e imigração não documentada". Bernardino Soares reconhece que é necessária uma intervenção "mais próxima" e com maior conhecimento, para que a intervenção seja "mais dirigida".
"Precisamos de ir mais além", sublinha o autarca de Loures, que quer encontrar focos de intervenção para "atalhar caminho e contrariar a tendência da pandemia".
Bernardino Soares considera fundamental apurar as causas e as fontes de contágio que estão a contribuir para um aumento do número de infetados com Covid-19, não só em Loures mas em toda a região da Grande Lisboa. O autarca aponta a frequência reduzida dos transportes públicos como umas das vertentes que merece mais e melhor atenção.
"É um elemento que não está a ser suficientemente acautelado por parte das autoridades administração central e do Governo e que necessitaria certamente de uma injeção financeira que permitisse aos transportes andarem mais folgados", defende o presidente da câmara.
O concelho tem um nível "muito baixo" de transportes públicos, algo que "para quem já tem carências, quem está numa situação de precariedade ou vive em condições mais difíceis" não melhora a situação, uma vez que são o "recurso para ir trabalhar".
"Precisamos de ter condições nesse recurso para que haja segurança para todos", alerta o autarca, reconhecendo a necessidade de alargar a oferta do transporte público. "É indispensável que algumas decisões sejam tomadas nesse campo", defende, "para que com isso possamos diminuir o risco, porque me parecem ser um local em que a contaminação pode estar a acontecer".
Quanto às medidas já adotadas pelo município, Bernardino Soares destaca a distribuição de máscaras comunitárias a todos os habitantes e a criação de equipas de rua que realizam campanhas de sensibilização e entregam máscaras cirúrgicas à população mais vulnerável.