
Vacinas
DR
Os novos preços variam entre os 15 e os 20 euros e incluem as vacinas contra a febre amarela, a febre tifóide, a raiva, e alguns tipos de meningite.
Corpo do artigo
No início de 2011, o anterior Governo aumentou o preço de algumas destas vacinas. De 15 cêntimos passaram a custar 100 euros.
Devido ao aumento do preço, grande parte dos viajantes deixou de tomar as vancinas, constatou o novo Governo, justificando a medida que pretende reverter a falta de vacinação para as doenças tropicais.
As reduções não têm, no entanto, a mesma dimensão dos aumentos de Janeiro. Os novos preços variam entre os 15 e os 20 euros, correspondendo a uma diminuição, em média, de 80 por cento.
Em declarações à TSF, o presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública considera positiva a descida do valor de compra das vacinas contra a febre amarela, a febre tifóide, a raiva, e alguns tipos de meningite.
«É uma medida de bom-senso que apresenta valores razoáveis que a maioria das pessoas pode pagar», disse Mário Jorge Santos, que defende ainda que alguns grupos poderão beneficiar da isenção de pagamento.
Mario Jorge Santos entende ainda que se «pode ponderar a isenção de preço para missões de interesse nacional, como diplomatas e missões humanitárias».
O presidente desta associação lembrou ainda que «muita gente que vive próximo de Espanha vacinava-se aí por preços muito mais baratos e aproveitava para pôr gasolina».
«A diferença de preços era tão grande que compensava a viagem», lembrou Marío Jorge Santos, numa referência ao preço destas vacinas, que entretanto baixou.