O mais importante prémio na área dos Direitos Humanos atribuído em Portugal foi para uma associação inglesa.
Corpo do artigo
O prémio Gulbenkian Internacional 2018 foi atribuído à Article 19, uma organização de defesa da liberdade de expressão, que luta contra a censura e apoia vozes dissidentes a nível global desde 1987.
O prémio vale 100 mil euros e vai ser entregue esta sexta-feira pelo Presidente da República.
As distinções nacionais, este ano, incluem a associação O Espaço do Tempo, de Montemor-o-Novo, liderada pelo coreógrafo Rui Horta, que vai receber o prémio na área do conhecimento.
No capítulo da coesão, o prémio vai para o projeto É UMA CASA, Lisboa Housing First, que garante casas para pessoas sem-abrigo ou noutras situações de exclusão. O projeto é dinamizado pela associação Crescer, que é elogiada pelo júri por inspirar políticas públicas.
Este ano será ainda entregue um prémio na área da sustentabilidade à cooperativa Copérnico, elogiada pela sua gestão democrática e sem fins lucrativos nas áreas da produção, comercialização e eficiência energética.
Os prémios Gulbenkian foram decididos por um júri liderado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio. A cerimónia acontece esta sexta-feira.