Presidenciais: Guterres destacado à esquerda, Marques Mendes e Passos Coelho empatados à direita
A sondagem da Aximage para TSF-JN-DN mostra PS e PSD divididos sobre os potenciais candidatos a Belém. Passos supera Mendes no PSD. Ana Gomes empatada com Santos Silva e acima de Centeno no PS.
Corpo do artigo
Apesar do mandato à frente das Nações Unidas até dezembro de 2026 e de não ter manifestado qualquer intenção de se candidatar, António Guterres é o mais citado (34%) como o melhor nome para as presidenciais, na área da esquerda.
O antigo primeiro-ministro, hoje secretário-geral da ONU, só não vence na faixa dos 18-34 anos, onde é ultrapassado pelo segundo nome mais apontado, Ana Gomes, embora a uma distância considerável (19%).
Guterres regista 40% junto dos eleitores tanto do PS como do PSD e até um terço de quem afirma votar no Chega.
No eleitorado socialista, Ana Gomes recolhe 15% de apoio, os mesmos que regista Augusto Santos Silva e acima dos 13% de Mário Centeno.
TSF\audio\2023\09\noticias\25\judith_menezes_sousa_sondagem_presidenciais
No entanto, na tabela total, o atual governador do Banco de Portugal está em terceiro lugar das preferências (12%), logo abaixo de Ana Gomes, enquanto o presidente da Assembleia da República está em quinto lugar (8%), abaixo de Francisco Louçã (9%).
Da lista de nomes no campo da esquerda, surgem também Francisco Assis com 6% e João Ferreira com 5%.
À direita, Marques Mendes que já sinalizou a intenção de se candidatar surge empatado com Pedro Passos Coelho, ambos são citados por cerca de 20% dos inquiridos. O antigo primeiro-ministro mantém silêncio sobre os planos, mas regista quase 40% de apoio entre os eleitores do PSD, e boas notas entre os liberais e o Chega. Se Passos recolhe apoios junto do eleitorado masculino e jovem, Mendes capitaliza junto das mulheres e na faixa acima dos 65 anos.
Em terceiro lugar, na área da direita, surge Rui Rio (13%), seguido por André Ventura (11,3%) que obtém o melhor resultado junto dos jovens.
Paulo Portas (11,2%), Santana Lopes com 7% e João Cotrim de Figueiredo com 6% completam o leque de nomes presidenciáveis desta sondagem.
Ficha técnica
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF, JN e DN com o objetivo de conhecer a opinião sobre potenciais candidatos às presidenciais. O trabalho de campo decorreu entre os dias de 14 e 18 de setembro. Foram recolhidas 804 entrevistas, entre maiores de dezoito anos, residentes em Portugal, com amostragem por quotas, obtida a partir de uma matriz cruzando sexo, idade e região. A amostra teve 804 entrevistas efetivas: 696 entrevistas online e 108 entrevistas telefónicas: 380 homens e 424 mulheres; 181 entre os 18 e os 34 anos, 210 entre os 35 e os 49 anos, 225 entre os 50 e os 64 anos e 188 para os 65 e mais anos; A Norte obteve 281 respostas, no Centro 177, no Sul e Ilhas 123, e na área metropolitana de Lisboa 223. A taxa de resposta foi de 71,52%. O erro máximo deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de cerca de 3,5%. A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.