Presidente da APAH pede a ministra e presidente da ERS que se entendam "entre portas"
Alexandre Lourenço defende que todos temos a ganhar se houver um entendimento.
Corpo do artigo
O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) pede à ministra da Saúde e à presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que se entendam em privado. Alexandre Lourenço acredita que o regulamento para a transferência de doentes é bom, mas assume que deve seguir a posição de Marta Temido, ou seja, considerar que o regulamento não está em vigor.
"Para nós é claro que responderemos sempre às instruções do Ministério da Saúde que foram emanadas pelo despacho da ministra, não invalidando que possa depois existir algum tipo de esclarecimento por parte das duas entidades. É uma situação que deveria ter sido evitada e que não é abonatória para nenhum dos fatores do serviço de saúde", explicou à TSF Alexandre Lourenço.
Alexandre Lourenço defende, no entanto, que todos temos a ganhar se houver um entendimento sobre este regulamento porque acautela algumas situações que podem gerar diferendos.
13130031
"Esta é uma discussão que deve ser feita entre portas para que depois seja claro para todos. Mesmo o setor privado e social não têm o dever hierárquico perante o Ministério da Saúde. Este tipo de matérias de regulamentação será útil até para clarificar qual é a responsabilidade de cada um dos intervenientes", acrescentou o presidente da APAH.
Ainda assim, para a associação que representa os administradores dos hospitais públicos, o regulamento não é válido enquanto não foi reconhecido como tal pelo Ministério da Saúde. A questão surge num momento em que tem aumentado o número de doentes transferidos por causa da pandemia.
13126269