A presidente da programação da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 abandonou o cargo, depois de ter chegado a um acordo de rescisão com a instituição.
Corpo do artigo
Em reunião extraordinária do Conselho Geral da Fundação Cidade de Guimarães, presidido por Jorge Sampaio, a agora ex- presidente da instituição, Cristina Azevedo, chegou a um «acordo de rescisão» com a Fundação, abandonando, assim, a presidência do conselho de administração.
O referido acordo, segundo afirmou Jorge Sampaio em declarações no final da reunião, «não prejudica Cristina Azevedo».
O advogado Teixeira e Melo, que representa a autarquia de Guimarães, explicou que Cristina Azevedo será indemnizada no valor «da diferença entre o vencimento que auferia da CCDR-N e aquele que vai auferir no cargo em que for agora colocada ».
Este cálculo será feito pela Fundação no prazo de 30 dias e os valores a liquidar, «caso os haja», no prazo de 60 dias.
O acordo entre Cristina Azevedo e a Fundação estabelece ainda que «em caso algum a Câmara Municipal de Guimarães terá encargos materiais» com este acordo.
Cristina Azevedo presidia a Fundação desde a Julho de 2009.
A rescisão de Cristina Azevedo com a Fundação surge uma semana depois de o presidente da Câmara Municipal de Guimarães ter anunciado uma separação entre a autarquia e a líder da Fundação.