Roberta Metsola tem chegada prevista ao Palácio de São Bento às 09h30, onde será recebida com guarda de honra por Santos Silva, com quem manterá uma reunião bilateral.
Corpo do artigo
A presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, discursa hoje, no segundo e último dia da sua visita oficial a Portugal, na Assembleia da República, participando em seguida no debate no plenário.
No país a convite do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, a responsável do PE será a primeira presidente de uma instituição europeia a participar num debate parlamentar em Portugal.
Roberta Metsola tem chegada prevista ao Palácio de São Bento às 09:30, onde será recebida com guarda de honra por Santos Silva, com quem manterá uma reunião bilateral.
Depois, às 10:00, proferirá um discurso solene no hemiciclo, e participará, então, no debate com os líderes parlamentares.
O programa de Metsola prossegue num registo mais informal com um encontro com o Presidente da Câmara de Lisboa e ex-comissário europeu, Carlos Moedas, no café A Brasileira, às 11:40, seguido de um passeio a pé até ao Largo de São Carlos.
À tarde, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a responsável comunitária desloca---se ao Palácio de Belém para participar na reunião do Conselho de Estado - o órgão político de consulta do chefe de Estado -, onde serão abordadas as perspetivas sobre a atualidade da agenda europeia, a menos de um ano das eleições para o PE, marcadas para entre 06 e 09 de junho de 2024.
Na quinta-feira, o primeiro dia desta sua segunda visita a Portugal, Roberta Metsola jantou com o primeiro-ministro, António Costa.
Eurodeputada desde 2013 e a mais jovem presidente do Parlamento Europeu -- cargo para o qual foi eleita em janeiro do ano passado -, Roberta Metsola, de 44 anos, pertence ao Partido Nacionalista de Malta, que faz parte do Partido Popular Europeu (PPE).
É a terceira mulher a presidir ao PE, depois de Simone Veil (1979-1982) e de Nicole Fontaine (1999-2002).