
José Sena Goulão / Lusa
Assunção Esteves, a presidente da Assembleia da República, despediu-se dos deputados, na última reunião plenária desta legislatura, afirmando de forma emocionada que presidir ao parlamento foi a maior honra da sua vida.
"Presidir ao parlamento foi a maior honra da minha vida", afirmou Assunção Esteves, no final de uma maratona de votações que durou mais de quatro horas, e que encerrou os trabalhos da atual legislatura.
A social-democrata, que foi a primeira mulher a exercer as funções de presidente da Assembleia da República, recebeu aplausos de pé dos deputados da maioria PSD/CDS-PP, de quase todos os deputados do PS e de alguns da restante oposição.
Numa sessão em que os protestos voltaram às galerias da Assembleia, devido às alterações à lei da interrupção voluntária da gravidez, a antiga juíza do Tribunal Constitucional considerou que os últimos quatro anos foram um período "intenso" e agradeceu aos deputados e funcionários do parlamento "a colaboração, a confiança e o carinho" que lhe deram.
"Devemos estar orgulhosos do nosso protagonismo", considerou.