A primavera começa no domingo, às 04:30 (hora de Lisboa), com tempo invernoso, em Portugal, com as previsões meteorológicas a apontarem chuva, trovoada, frio e até neve.
Corpo do artigo
A estação, no hemisfério norte, prolonga-se por 92 dias, até ao próximo solstício, a 20 de junho, às 23:34, que marca o início do verão, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.
O equinócio, que é o instante em que o Sol, na sua órbita vista da Terra, cruza o plano do equador celeste, assinala o começo da primavera, no hemisfério norte, e do outono, no hemisfério sul.
Nos equinócios, o dia e a noite duram o mesmo tempo, 12 horas cada um.
O inverno, que termina na madrugada de domingo, foi muito quente e normal em termos de chuva. De acordo com o boletim climatológico sazonal, publicado pelo IPMA o inverno 2015-2016 foi o terceiro mais quente desde 1931.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para domingo, aguaceiros, com possibilidade de trovoada e queda de granizo, no continente, podendo nevar acima dos 1.200 a 1.400 metros.
Na Madeira, são esperados aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas, que poderão ser de neve nos pontos mais altos (Pico do Arieiro).
Nos Açores, a chuva apenas está prevista para o grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo), em regime de aguaceiros fracos. As temperaturas poderão variar, em todo o arquipélago, entre 9ºC e 13ºC (mínimas) e entre 15ºC e 18ºC (máximas).