Primeira edição dos Prémios Nacionais de Arquitectura "Espaço" com 155 candidatos
Foi para dar mais visibilidade à arquitetura feita em Portugal que nasceram os Prémios "Espaço". Os vencedores da primeira edição vão ser anunciados esta noite.
Corpo do artigo
São galardões que pretendem premiar a arquitetura em sete categorias: Equipamento Coletivo, Habitação Unifamiliar, Habitação Coletiva, Hotelaria,
Espaço Público, Jovens Arquitetos e Reabilitação Arquitetónica. Depois, há ainda um prémio carreira.
TSF\audio\2023\12\noticias\15\rui_tukayana_premios_espaco_16h
Trata-se de uma organização da revista "Anteprojectos". Ângela Leitão, diretora geral da iniciativa, sublinha que mais do que edifícios, a ideia é premiar arte. Isto porque "quando na rua olhamos à nossa volta, tudo está cheio de arte que não está fechada num museu", diz a organizadora.
Os prémios vão ser entregues esta noite e a organização justifica a iniciativa com a noção de que apesar da arquitetura nacional ser premiada lá fora, dentro de portas essas distinções têm pouca visibilidade. Surge assim "a necessidade", afirma Ângela Leitão de "mostrar em Portugal que temos uma arquitetura de excelência".
Sem revelar que projetos serão galardoados esta noite na Casa da Arquitectura em Matosinhos, a organização revela que houve mais de 150 candidaturas. Não só de arquitetos portugueses, mas também de profissionais de outras nacionalidades a trabalhar em Portugal.