Sofia Pais, uma estudante do 12.º ano, partilhou durante um ano a gestão de Santa Maria da Feira. Geriu um orçamento de dez mil euros e garante que o fez da "melhor maneira".
Corpo do artigo
A "Jovem Autarca" diz que termina o mandato com obra feita. Teve um orçamento de dez mil euros para gerir e com esse dinheiro foram atribuídas bolsas aos melhores alunos de santa Maria da Feira e foi elaborado o projeto para a construção de um skate park.
Sofia Pais garante que o dinheiro foi gerido com máximo rigor. "Dez mil euros não é muito dinheiro para quem está a gerir a juventude do concelho, mas tentamos gerir da melhor maneira e foi isso que fizemos".
O balanço do mandato que chega agora ao fim é positivo. O único ponto negativo que aponta é o facto de o cargo ser ainda pouco conhecido em Santa Maria da Feira. "O Jovem Autarca ainda não tem grande importância. Também foi a primeira vez e a mudança de hábitos requer tempo. Tenho a certeza que na segunda edição já será diferente".
A jovem de 17 anos, estudante do 12º ano, confessa que o exercício do poder a atraiu. Sentiu-se confortável no cargo que assumiu.
Para o sucessor, que será eleito esta quinta-feira, Sofia Pais recomenda trabalho de equipa. Diz que o isolamento não é bom conselheiro.
Esta quinta-feira, cerca de 11 mil alunos de Santa Maria da Feira elegem o novo "Jovem Autarca". Há 18 candidatos. Os resultados são anunciados amanhã.