Primeiro banho do ano? Só para "corajosos". IPMA prevê ondas até cinco metros
A Autoridade Marítma apela à população para não frequentar locais expostos à agitação marítima,Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Lisboa estão sob aviso amarelo.
Corpo do artigo
É uma tradição cumprida anualmente por muitos portugueses: no dia 1 de janeiro, centenas de pessoas vestem-se a rigor e assinalam o primeiro banho do ano com um mergulho no mar de inverno.
No entanto, o primeiro dia do ano vai ficar marcado por agitação marítima, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Lisboa estão sob aviso amarelo entre as 06h00 de domingo e as 03h00 de segunda-feira, devido à previsão de ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura.
"Depende da coragem das pessoas", brinca o meteorologista do IPMA Alessandro Marraccini, em declarações este domingo à TSF. "Temos aviso de agitação marítima, é o problema que temos com este banho".
"Durante a noite o mar está grosso. Vai diminuir a altura significativa das ondas durante o dia de amanhã, mas ainda será por volta dos três metros e meio/três metros."
Já a Autoridade Marítima Nacional apelou este sábado à população para não frequentar locais expostos à agitação marítima, "uma vez que o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".
"Com a entrada do novo ano, altura em que muitas pessoas se deslocam a praias e zonas costeiras", a AMN aconselha "a população a evitar frequentar zonas expostas à agitação marítima, adotando uma postura preventiva e de segurança, evitando expor-se desnecessariamente ao risco".
Quanto ao estado geral do tempo, frio, mas sem chuva: está atravessar o continente uma frente fria considerada um efeito colateral da depressão Geraldin, situada no norte do Atlântico.
A noite de passagem de ano em Portugal continental deverá ser sem precipitação, com a chuva a regressar às regiões Norte e Centro nos primeiros dias de 2024.