É silencioso e neutro em C02. Tem capacidade de carga entre 18 a 26 toneladas e autonomia para percorrer 300 km. Só falta mesmo a infraestrutura de carregamento de veículos pesados.
Corpo do artigo
Por ser elétrico e símbolo da marca, a Ford Truck batizou o seu primeiro camião 100% elétrico de "E-Truck" e esta sexta-feira apresenta o protótipo adaptado a camião do lixo em Lisboa, a partir do modelo básico que quer começar a fabricar em série e colocar no mercado já em 2024.
A construtora tem vindo a desenvolver vários modelos de um veículo pesado 100% elétrico, adaptável a várias finalidades, incluindo, transporte logístico, transporte de líquidos em cisterna, ou mesmo, a recolha de lixo e é neste último domínio, que veio a Lisboa mostrar o primeiro exemplar de um veículo adaptado à condução citadina e à chamada last mile. Tem capacidade de carga até 20 toneladas e uma autonomia até 300 km.
Com este camião elétrico, a empresa promete melhor manobrabilidade e em termos de custos de operação e de manutenção, alguns benefícios pela ausência de parte dos componentes mecânicos de desgaste e de substituição, o que poderá traduzir-se numa quebra de dois terços nos custos de manutenção.
liy_MR3eVP0
Mas este é apenas um exemplo do que a indústria tem capacidade de fazer a nível da eletrificação, no entender de Bruno Oliveira, CEO da Ford Truck Portugal.
O gestor lembra que a empresa já assumiu o compromisso de entregar 50% de viaturas elétricas na Europa até 2030 e que apesar das metas de descarbonização de Bruxelas impostas aos construtores automóveis, ainda é escassa a infraestrutura de carregadores para veículos pesados.
Bruno Oliveira espera que "os governos não atirem a indústria para um precipício", ou seja, existe tecnologia, capacidade, produção, mas depois não existe forma de carregar camiões que percorrem longas distâncias.
A sustentabilidade e a transição energética, bem como, as soluções desenvolvidas e a desenvolver no curto, médio e longo prazo, vão ser debatidas com os parceiros da indústria no evento desta sexta-feira que acompanha a apresentação do E-Truck, no Parque das Nações, em Lisboa, numa cerimónia que traz a Portugal vários responsáveis internacionais da construtora, incluindo Koray Kuvvet, diretor-geral da Ford Trucks para Europa.