Primeiro estranha-se depois entranha-se. Elvas conformada com união de freguesias
O início da união entre as freguesias alentejanas de Barbacena e Vila Fernando ficou marcado por rivalidades antigas, mas já está a ficar para trás.
Corpo do artigo
A população está resignada com a fusão de duas freguesias separadas por cinco quilómetros, em Elvas. A sede é em Barbacena de onde é natural o presidente eleito, mas Vila Fernando tem uma área maior, o que até permitiu o aumento da subvenção estatal.
Esta união começou de candeias às avessas. É o que conta à TSF a secretária da Junta. Ana Cristina lembra que "as pessoas não aceitavam. Havia sempre rivalidade entre Barbacena e Vila Fernando".
O presidente da Junta de Freguesia, Jorge Madeira, concorda. Nos primeiros dias no cargo, "chegar o presidente da junta ou não chegar ninguém era a mesma coisa", diz o autarca, recordando as primeira visitas a Vila Fernando.
A média de idades dos moradores não facilitou o processo. A secretária da Junta lembra que "mudar mentalidades aos 70 anos é muito complicado". Os 26 anos de experiência no cargo deram a Ana Cristina tempo suficiente para conhecer os quase 700 moradores da freguesia, por isso deixa a receita: "É preciso haver muita entrega do executivo. Uma forma de cativar, sentirem-se todos iguais", garante a secretária.
TSF\audio\2020\01\noticias\24\roberto_dores_fusao_barbacena_vila_fernando_08h
A receita parece ter sido seguida por Jorge Madeira. "A minha presença tem sido bastante assídua. Não faço mais em Barbacena do que em Vila Fernando. Quem não está habituado terá que se habituar", avisa o autarca.