Investigação foi longa. Suspeitos exploravam trabalhadores asiáticos.
Corpo do artigo
Ficaram em prisão preventiva os três detidos na zona de Santarém, há dois dias, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), por suspeitas de tráfico de pessoas e auxilio à imigração ilegal.
O SEF diz, em comunicado, que a rede desmantelada de tráfico de seres humanos e crimes conexos colocava estrangeiros a trabalhar em explorações agrícolas no Ribatejo, alguns em situação irregular.
A investigação demorou cerca de um ano.
12398971
Segundo o SEF, "no decorrer da operação 'Lezíria' foram identificados cerca de 140 trabalhadores estrangeiros, de origem indostânica, sendo que cerca de 10 foram sinalizados como vítimas do crime de tráfico de pessoas. Estes cidadãos estavam, na sua maioria, sujeitos a condições degradantes de trabalho, alojamento e salubridade".
"Além das três detenções, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão, com a apreensão de vários meios informáticos, viaturas, diversa prova documental da prática dos crimes identificados e uma avultada quantia de dinheiro."