A secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, disse afirmou que o interesse nacional tem sido a prioridade em todo o processo de privatizações, acima do encaixe financeiro.
Corpo do artigo
Maria Luís Albuquerque deu ainda garantias de que as comissões especiais de acompanhamento dos processos de privatização da TAP e da ANA vão ter tempo para se pronunciarem sobre o caderno de encargos e o mesmo acontece coms os Estaleiros de Viana do Castelo.
«A comissão de acompanhamento do processo de privatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo foi já designada e esse despacho do primeiro-ministro está já para publicação em Diário da República. Seguiram também para assinatura por parte do primeiro-ministro as propostas para as comissões especiais de acompanhamento dos processo de privatização da TAP e da ANA», declarou a secretária de Estado do Tesouro.
Maria Luís Albuquerque garantiu também que o interesse nacional tem sido a prioridade em todo o processo de privatizações, acima do encaixe financeiro.
«Temos o cuidado de nunca colocar o preço como primeiro e principal objetivo. (...) Em todos os casos há que salvaguardar o interesse nacional acima do encaixe financeiro», disse Maria Luís Albuquerque em sessão plenária na Assembleia da República, num debate de urgência requerido pelo PS sobre privatizações.
A governante sublinhou ainda os «critérios objetivos e transparentes» definidos para o processo de privatizações, constante do memorando de entendimento com a troika, mas também do programa de Governo, lembrou.
«Quando o Governo toma decisões nestes temas [privatizações], tem cuidado de definir critérios objetivos e transparentes aprovados em Conselho de Ministros e em salvaguarda do interesse nacional», disse Maria Luís Albuquerque.