Um estudo feito pelo Observatório de Políticas de Educação e Formação concluiu que a grande maioria dos professores do ensino básico ao secundário avalia como negativas ou muito negativas as políticas seguidas nas escolas desde 2011.
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O trabalho está publicado na ultima edição de uma revista cientifica da Universidade do Minho, com um número especial dedicado ao tema Educação em Tempo de Crise.
Uma das autoras da investigação é Ana Benavente, antiga deputada do PS e secretária de Estado da Educação nos governos de António Guterres.
Na prática, os resultados mostram que mais de 80 por cento dos professores inquiridos dão nota negativa às políticas aplicadas nas escolas nos últimos quatro anos.
Neste estudo foram ouvidos perto de três centenas de professores. As políticas dos últimos quatro anos mais criticadas estão relacionadas com a criação de mega-agrupamentos e as condições de trabalho. Mas os currículos e a gestão das escolas também são chumbadas pelos docentes.
Para debater precisamente os problemas da educação, o ISPA-Instituto Universitário realiza nos próximos três dias, um colóquio com vário especialistas nacionais e internacionais. Um dos organizadores, José Morgado, diz que há sinais de que a escola portuguesa está a evoluir para pior.