A medida entra em vigor no próximo sábado e serve para cumprir as quotas. A Câmara de Peniche diz que as consequências são demasiado graves.
Corpo do artigo
Os pescadores de Peniche e da Nazaré estão proibidos de pescar sardinhas a partir do meio dia do próximo sábado. A proibição foi comunicada pela Direcção Geral dos Recursos Naturais à Opcentro - a Organização de Produtores da Pesca do Centro. A decisão faz parte de Plano de Gestão da Pesca da Sardinha, que estabelece quotas anuais.
A Câmara de Peniche diz que as consequências são demasiado graves em termos económicos e sociais para as tripulações e empresas de pesca.
No mês passado, o Conselho Internacional para a Exploração dos Mares lançou um parecer científico que recomenda a redução da quota de pesca da sardinha na Península Ibérica para cerca de um décimo do que foi permitido este ano.
Na altura, o secretário de Estado do Mar mostrou-se surpreendido com a decisão e anunciou que ia pedir explicações sobre este parecer, que indica que no próximo ano o limite deverá ser de cerca de 1.600 toneladas em vez das actuais 16 mil toneladas.