É uma iniciativa no âmbito do @Baixa Coimbra – Bairros Comerciais Digitais. As formações visam capacitar os comerciantes da Baixa de Coimbra a nível digital e tornar o comércio mais atrativo. Até março estão agendadas 12 ações
Corpo do artigo
Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais, língua inglesa e literacia digital. São alguns dos temas das 12 ações de formação que estão previstas até março no âmbito do projeto @Baixa Coimbra – Bairros Comerciais Digitais.
“O objetivo destas formações é realmente capacitar os comerciantes e a população em geral da Baixa de Coimbra, seja a nível digital, que realmente é o nosso foco, mas também tornar as lojas mais atrativas para quem visita a nossa Baixa”, explica Rosa Gonçalves, gestora do @Baixa Coimbra.
Financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o @Baixa Coimbra foi desenvolvido em consórcio pelo Município de Coimbra, pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e pela CoimbraMaisFuturo, contemplando um investimento de 1,236 milhões de euros.
As formações são gratuitas e realizam-se online e de forma presencial em horário pós-laboral. “Tentamos sempre que seja após o encerramento do comércio para que todos os comerciantes e população em geral tenham oportunidade de assistir”, assinala Rosa Gonçalves. Há igualmente formações a decorrer ao sábado à tarde.
No último trimestre do ano passado, já se realizaram duas ações de formação que contaram com 36 formandos.
Cada formação tem de ter, no mínimo, 15 inscrições. 2025 começa com ajustes. “As formações seriam para começar agora. Vamos ter de adiantar um bocadinho as datas, mas acredito que, pelo menos para já, para este primeiro trimestre, estas 12 ações vão funcionar. Temos o objetivo de ter, pelo menos, 25/30 formações durante 2025.”
Rosa Gonçalves assinala que o comerciante da Baixa é um comerciante “já com bastante histórico de lojista”, mas “muito interessado” em ficar mais capacitado.
“Ao contrário daquilo que nós até achamos, eles são muito recetivos a esta nova era digital. Julgo que são comerciantes ativos, dinâmicos e que querem aproveitar a formação”, descreve a gestora sobre o perfil dos interessados nesta iniciativa.
No âmbito do @Baixa Coimbra está a ser desenvolvida uma plataforma de venda online (marketplace) onde os comerciantes podem ter “a montra dos seus negócios e efetivar a venda” dos seus produtos.
“Nem todos os comerciantes têm redes sociais. Esta é uma oportunidade de dar a conhecer o que se passa na nossa Baixa: seja os seus produtos, os horários de funcionamento, o que podemos encontrar. O marketplace é uma montra. É um shopping a céu aberto aqui da nossa Baixa”, explica a gestora.
Desde outubro, já aderiram 150 comerciantes e, segundo Rosa Gonçalves, o “objetivo é ter todos os comerciantes da Baixa” neste marketplace.
O @Baixa Coimbra está instalado nos números 3 e 4 da Travessa das Canivetas, em plena Baixa da cidade. A Casa do Bairro, inaugurada em setembro do ano passado, foi o primeiro espaço do país no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais.
