Arte e cultura na aldeia da Mina de São Domingos.
Corpo do artigo
"Deram vida à terra", exclama Manuel Rodrigues, um dos 600 habitantes da aldeia, e um dos elementos do grupo coral da Mina de São Domingos. E vão deixar saudades.
Durante um ano e meio, a companhia Cepa Torta, com o apoio da câmara de Mértola, instalou-se na aldeia da Mina de São Domingos. Financiados por um projecto europeu, cuja parceria se estende à Noruega, e contaminados pela ideia de uma energia criativa, capaz de gerar as mais variadas expressões artísticas num território do interior, o Projecto Malacate, despede-se da aldeia neste mês de Junho. A caminhada artística desde Dezembro de 2021, com uma comunidade marcada pela exploração mineira, é o projecto da reportagem TSF.
TSF\audio\2023\06\noticias\07\07_junho_2023_teresa_dias_mendes_projecto_malacato
Escutar as memórias do passado e criar memórias futuras. Esta foi a bússola da equipa artística dirigida por Miguel Maia.
O último espetáculo, "Caixa de Perguntas" estreia a 9 de Junho, (prolonga-se até dia 11), envolvendo actores, comunidade e o grupo coral da Mina de São Domingos.
No antigo lugar de descarga e de separação do minério extraído das profundezas da terra, 30 pessoas, actores, habitantes e o grupo coral da Mina, demonstram como a arte e a cultura podem ser uma energia transformadora.