Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que o regresso dos emigrantes é "uma preocupação nacional, várias vezes declarada por muitos de todos os quadrantes" político-partidários.
Corpo do artigo
O Presidente da República afirmou esta terça-feira que propostas para criar condições para os emigrantes portugueses regressarem ao seu país são bem-vindas, "venham de onde vierem".
Escusando-se a comentar em concreto o anúncio do secretário-geral do PS e primeiro-ministro António Costa de incentivos para os portugueses que emigraram durante a crise financeira regressarem ao país, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que esta é "uma preocupação nacional, várias vezes declarada por muitos de todos os quadrantes" político-partidários.
TSF\audio\2018\08\noticias\28\marcelo_rebelo_de_sousa_irs_emigrantes_14h
"Tudo o que for feito - venha de onde vier - é bem-vindo" para não se esquecer "os que estão lá fora, mas por outro lado criar condições para os que queiram voltar voltem", afirmou o Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas em Castanheira de Pera, quis ainda deixar uma palavra de agradecimento aos emigrantes que por esta altura começam a partir para os países onde vivem.
"Quero agradecer o que eles estão a fazer, criando 'Portugais' fora de Portugal. Estão a fazer com alegria, com determinação, muito ligados à pátria comum, mesmo quando a sua vida é uma vida difícil", disse.
Noutro plano, Marcelo Rebelo de Sousa comentou ainda o debate em torno da proposta de levar Zeca Afonso para o Panteão Nacional.
TSF\audio\2018\08\noticias\28\marcelo_rebelo_de_sousa_zeca_afonso_no_panteao_14h
O Presidente da República concorda com a posição assumida pela família e diz que os critérios têm de ser bem estabelecidos e estáveis.
A família de Zeca Afonso recusou a transladação do corpo do músico para o Panteão Nacional recordando que ele foi enterrado em campa rasa e sem cerimónias oficiais.