Proprietários de eletrodomésticos estragados pelas cheias podem pedir recolha gratuita

Créditos: Wei/Unsplash
O presidente da ERP Portugal, Ricardo Neto, explica que os equipamentos são recolhidos e reciclados, evitando danos ambientais, porque alguns equipamentos, como televisões ou frigoríficos "são perigosos"
A ERP Portugal - Entidade Gestora de Resíduos lançou na sexta-feira um serviço de recolha porta-a-porta de eletrodomésticos de grande porte, como por exemplo, televisões, máquinas de lavar ou frigoríficos, estragados pelas tempestades dos últimos dias.
"Já temos este serviço em alguns concelhos, em algumas freguesias. O que fizemos agora foi reforçar as equipas e o número de viaturas e aguardar que as pessoas nos liguem, mostrando a nossa disponibilidade para este serviço", explica à TSF o presidente da ERP Portugal, Ricardo Neto.
Para pedir o serviço basta ir ao site eureciclo.pt, ligar para 800 20 88 89 ou enviar um email para operacoes@erp-recycling.org
Ricardo Neto afirma que não há uma data limite para esta iniciativa, que visa "aliviar o fardo" das populações afetadas pelas intempéries, que querem livrar-se dos equipamentos estragados, e também para garantir que são mesmo recolhidos e reciclados, evitando danos ambientais, porque alguns equipamentos, como televisões ou frigoríficos "são perigosos".
O presidente da ERP Portugal afirma que "este é o contributo que a ERP Portugal pode dar para o que está a acontecer no país e também para evitar que este tipo de equipamentos sejam recolhidos por operadores ou, eventualmente, pelo mercado paralelo, que depois não os enviam para reciclagem, nem sequer confere um certificado de reciclagem".
Ricardo Neto também sublinha a necessidade de retirar das zonas afetadas pelas tempestades outros equipamentos, como é o caso dos painéis fotovoltaicos.
"Estamos a fazer um levantamento de um parque de painéis fotovoltaicos que ficou completamente devastado. São cerca de 800 toneladas. Para terem uma noção, 800 toneladas são mais de cem camiões-tire. E já iniciámos esta recolha. Portanto, o serviço não vai acabar hoje, não vai acabar amanhã, é quando as pessoas precisarem", adianta.
O serviço de recolha porta-a-porta está concentrado nos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Setúbal, mas a lista pode ser ajustada consoante as necessidades no terreno, adianta Ricardo Neto.