Os proprietários das farmácias da Madeira foram convocados pela ANF para uma reunião este domingo à tarde no Funchal para analisar a suspensão da venda a crédito de medicamentos, que entra em vigor às 00h00 de segunda-feira.
Corpo do artigo
«É uma reunião para analisar a situação e preparar o dia seguinte, para esclarecer eventuais dúvidas», disse à agência Lusa fonte da Associação Nacional das Farmácias (ANF), frisando que a suspensão da venda mantém-se.
No início da semana, a ANF anunciou que iria deixar de garantir a dispensa de medicamentos a crédito a partir de dia 9 por incumprimento do Governo Regional do plano de pagamentos da dívida às farmácias, de 77 milhões de euros.
«As farmácias aguardaram até ao limite das suas possibilidades. Aguardaram que lhes fosse efectuado hoje [sexta-feira] um pagamento que permitisse retomar o plano para regularização da dívida em oito anos», refere um comunicado da ANF, sublinhando que «esse pagamento não foi efectuado, nem foi dada qualquer explicação».
A falta de liquidez da tesouraria do Governo Regional tem vindo a colocar alguns problemas na área da Saúde, o que levou também à suspensão dos reembolsos das comparticipações nas consultas e exames médicos até 31 de Janeiro.