Proteção Civil alerta: temos de avaliar a segurança sísmica da casa onde vivemos
Se correr como no ano passado, milhares de portugueses devem participar esta segunda-feira num simulacro nacional de sismo.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) espera que pelo menos mais de meio milhão de portugueses adiram esta segunda-feira, às 11h05, ao simulacro de sismo e tsunami que se vai realizar em todo o país.
À semelhança de outros anos, a ideia é simples: durante esse minuto todos devem participar no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, A Terra Treme, e fazer os três gestos básicos que podem salvar vidas: baixar, proteger, aguardar.
O responsável da Divisão de Comunicação e Sensibilização da ANPC explica à TSF que é fundamental as pessoas terem estes gestos interiorizados pois uma coisa que é certa: mais tarde ou mais cedo Portugal vai enfrentar um grande sismo, apenas não se sabendo quando.
TSF\audio\2018\11\noticias\05\jorge_dias_1
O representante da proteção civil nacional acrescenta, contudo, que há outras ações que os portugueses também devem ter presentes quando pensam em sismos.
TSF\audio\2018\11\noticias\05\jorge_dias_2
A ANPC recomenda que cada família tenha pré-definido um plano de emergência com pontos de encontro e ações que cada membro da família deve fazer em caso de urgência, além de ter um kit de emergência e avaliar o impacto financeiro familiar de um sismo, nomeadamente se tem cobertura de risco sísmico nos seguros.
TSF\audio\2018\11\noticias\05\jorge_dias_3
Para obter mais detalhes, a ANPC sintetiza no site aterratreme.pt todos os conselhos úteis para as pessoas se preparem para um sismo.