Chuva intensa e muitas estradas inundadas. Proteção Civil eleva para vermelho aviso em Lisboa
Autoridades registaram mais de mil ocorrências nas últimas horas. Presidente da câmara de Oeiras apela aos munícipes que não saiam de casa.
Corpo do artigo
A Proteção Civil elevou para vermelho o aviso de precipitação para Lisboa. Este aviso vermelho está em vigor até pelo menos às 7h00, indicou o comandante Pedro Araújo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
"Neste momento, estamos a assistir a precipitação intensa e forte por todo o distrito de Lisboa e também parte do distrito de Setúbal, onde registamos o maior número de intervenções e pedidos de auxílio. Uma situação que se agravou nas últimas horas e que justificou a elevação de aviso vermelho de precipitação para o distrito de Lisboa até pelo menos às 7h00", afirmou à TSF o comandante Pedro Araújo.
Até ao momento, explica Pedro Araújo à TSF, não há registo de vítimas.
Mais de mil ocorrências
A Proteção Civil registou 1.064 ocorrências nas últimas horas, das quais mais de 30% (328) no distrito de Lisboa. A maioria das ocorrências diz respeito a inundações, transbordo de linhas de água.
Pelo menos sete pessoas tiveram de ser resgatadas de casa, revela o vereador da Proteção Civil e Socorro, Ângelo Pereira, que apela a que se evitem deslocações desnecessárias.
"O nível de de da inundação está superior à ao quarta-feira da noite", alerta o vereador. "Faço um apelo à população de Lisboa que não saia de casa nas próximas horas até a situação estabilizar e o apelo a todos os que querem entrar em Lisboa que não venham para Lisboa É importantíssimo não virem para Lisboa."
Algés é uma das zonas mais afetadas, com 449 inundações assinaladas até agora. Em declaração à SIC Notícias, o presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais, apela aos munícipes que não saiam de casa se possível, ou que se o tiverem de o fazer esperem pelo menos até às 8h00 uma vez que a grande maioria das estradas está intransitável a esta hora (6h30).
A Proteção Civil tinha alertado na segunda-feira para nova possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre, que estarão em alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) devido às previsões de chuva persistente e forte.
Notícia em atualização