Com risco de incêndio elevado, Proteção Civil mobiliza meios para gravar novela da SIC
Todas as corporações de bombeiros de Leiria foram acionadas para participarem nas filmagens, tal como o INEM, os militares do GIPS, o grupo de intervenção de proteção e socorro, os canarinhos da força especial de bombeiros e o SIRESP.
Corpo do artigo
Num altura em que o risco de incêndio está mais elevado, a produtora SP Televisão desafiou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a participar nas filmagens da novela 'Flor de sal'. O objetivo era recriar os incêndios de outubro de 2017 no Pinhal de Leiria.
O Jornal de Notícias avança que a produtora tentou recriar ao detalhe as circunstâncias do incêndio. Quis mostrar os cenários de fuga em pânico dos milhares de banhistas das praias da região e até incluiu uma cópia do posto de comando que há dois anos estava no teatro de operações.
Para isso, todas as corporações de bombeiros de Leiria foram acionadas para participarem nas filmagens, tal como o INEM, os militares do GIPS, o grupo de intervenção de proteção e socorro, os canarinhos da força especial de bombeiros e o SIRESP.
Luís Ferreira, comandante dos bombeiros de Maceira, uma das corporações figurantes, explicou ao JN que agiu de acordo com as indicações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.
O responsável do CDOS de Leiria Carlos Guerra garantiu ao JN que as ordens vieram do comando nacional.
Em comunicado enviado às redações, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esclarece que os meios mobilizados para estas filmagens eram "na sua maioria, meios de apoio e não de combate direto".
"Não foram retirados dos dispositivos de resposta operacional, sendo meios de reserva", assegura a ANPC.
Em caso de alterta preventivo ou de incêncio, sendo necessários para uma "ocorrência real", "os meios seriam obviamente desmobilizados e a participação em causa, automaticamente cancelada", garante ainda a mesma entidade. Este foi um pressuposto acordado previamente com a produtora.
[Notícia atualizada às 11h56]