Proteção Civil regista 60 ocorrências devido à depressão Alex, sobretudo na região de Viseu
O estado de alerta especial pela passagem da depressão Alex vai manter-se em vigor até às 20h00.
Corpo do artigo
A Proteção Civil registou 60 ocorrências, incluindo 42 quedas de árvores, devido às condições meteorológicas que se fazem sentir desde a noite de quinta-feira, que está a afetar sobretudo o norte e centro de Portugal continental.
Fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil explicou que o distrito de Viseu tem sido o mais afetado pela tempestade e avisou que o estado de alerta especial pela passagem da depressão Alex vai manter-se em vigor até às 20h00.
12869133
"Os distritos mais afetados foram os do Norte e Centro, em particular os da faixa litoral e o distrito de Viseu, que foi aquele que registou o maior número de ocorrências associadas ao vento forte que se faz sentir na região", disse à Lusa aquela fonte.
Durante a noite foi registado um total de 60 ocorrências: 42 quedas de árvores, 12 ocorrências associadas a limpeza da via, quatro a quedas de estruturas e dois aluimentos.
"Mantêm-se as recomendações e o estado de alerta especial para os distritos do Norte e Centro, a norte do rio Tejo, até às 20h00", disse a mesma fonte.
De acordo com a Proteção Civil, vai sentir-se a diminuição da precipitação durante as próximas horas, sendo que os fatores meteorológicos com mais "severidade" vão ser a agitação marítima - que se vai fazer sentir até sábado - e o vento forte sobretudo nas terras altas que deverão atingir entre os 90 e os 110 quilómetros, em particular na Serra da Estrela.
O litoral vai ser afetado com ventos fortes que podem vir a atingir os 70 quilómetros horários.