Em Matosinhos, um tornado de baixa intensidade na praia de Angeiras, provocou, esta madrugada, estragos em cerca de 40 habitações. Na Maia, a A 41 foi cortada ao trânsito no sentido Alfena-Matosinhos, devido a um aluimento de terras.
Corpo do artigo
A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 15:00 de hoje 457 ocorrências devido à chuva e ventos fortes, sendo os distritos do Porto e Viseu os mais afetados.
Na Maia, a Autoestrada 41 foi cortada ao trânsito no sentido Alfena-Matosinhos, entre os quilómetros 5,7 e 7,5, devido a um aluimento de terras. Neste momento, o trânsito está condicionado, com a faixa da direita vedada à circulação.
Ainda por causa do mau tempo, na Trofa, a Estrada Nacional 14 e a Nacional 104 estão cortadas.
De acordo com a GNR da Trofa a chuva inundou várias zonas das estradas. O trânsito está a ser desviado para as ruas adjacentes.
"Temos a registar 457 ocorrências, estando no terreno 1.431 operacionais, apoiados por 567 veículos", disse à Lusa o adjunto de operações da ANPC Marco Martins.
Segundo o responsável, das 457 ocorrências, mais de metade (265) estão associadas a cheias e inundações, sendo as restantes quedas de estruturas, quedas de árvores e deslizamentos de terras, entre outros.
Marco Martins disse ainda que o distrito do Porto é o mais afetado pelo mau tempo, com 136 ocorrências, seguido de Viseu (84), Coimbra (57) e Aveiro (47).
O adjunto de operações da ANPC lembrou que a previsão meteorológica aponta para um agravamento do vento para a tarde, principalmente a norte do Cabo Carvoeiro e nos distritos de Viseu e de Vila Real.
A partir das 21:00, é esperado um "ligeiro desagravamento" das condições meteorológicas, acrescentou.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de seis para 10 os distritos em aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do mau tempo, prevendo agitação marítima também em Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra.