O protesto de um grupo de 20 pessoas a exigir 1 por cento do Orçamento de Estado para a área da cultura interrompeu hoje a intervenção do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, no parlamento, em Lisboa.
Corpo do artigo
Jorge Barreto Xavier falava numa audição conjunta da Comissão de Educação, Ciência e Cultura e da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, para apreciação na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2014.
Durante a intervenção do secretário de Estado, que estava a responder a questões formuladas no hemiciclo por um deputado do PCP, um grupo de pessoas que assistia à audição levantou-se subitamente e gritou, por momentos, «um por cento para a cultura» e «demissão».
Os manifestantes foram retirados das galerias pela polícia e o secretário de Estado da Cultura voltou a falar, comentando que «compreendia a exigência de um por cento para a cultura, mas que nenhum Governo, desde o 25 de Abril, conseguiu fazê-lo, e no quadro económico atual ainda menos».
Jorge Barreto Xavier disse que a Secretaria de Estado da Cultura «tudo fará para que o serviço público não seja afetado nesta área», no próximo ano.