
Assunção Essteves
Global Imagens/Steven Governo
Durante o debate sobre petições contra o agrupamento de freguesias, um protesto ruidoso vindo das galerias levou as bancadas da maioria a defenderem que a conferência de líderes parlamentares deve pronunciar-se sobre os convidados para as sessões. A presidente da AR deixou claro que o protesto não deve ser feito nas galerias sob risco de a ordem democrática ser substituída pela revolução.
Corpo do artigo
Ruidosa ao longo de todo o debate sobre a extinção e agregação de freguesias, a galeria rompeu em insultos e vaias quando a presidente da Assembleia da República deu ordem de saída.
«As pessoas não podem manifestar-se nas galerias, que não podem dissolver o funcionamento das instituições. Se não for assim, já não estamos na ordem democrática; estamos na revolução», afirmou Assunção Esteves.
Durante o debate, ouviram-se protestos quando falava a maioria e aplausos gestuais quando se pronunciava a oposição.
Luís Menezes, do PSD, lembrou que aquela era a galeria dos convidados. Uma ideia igualmente partilhada por Telmo Correia, do CDS.