A média nacional das provas finais do 4º ano a Português foi próxima dos 49%, enquanto a Matemática se situa nos 57%, segundo os resultados divulgados pelo Ministério da Educação.
Corpo do artigo
A percentagem de alunos que obteve classificação de nível 3, 4 e 5 foi de, aproximadamente, 53% por cento na disciplina de Português, sendo de 64% na de Matemática.
As provas de Português e de Matemática decorreram no início de maio, em 1152 escolas do Continente e Regiões Autónomas, e foram realizadas, no caso da disciplina de Português, por 106528 alunos, e, no caso da Matemática, por 106419 alunos.
Cerca de três mil professores do 1º ciclo do ensino básico estiveram envolvidos na classificação das provas.
Perante estes resultados, a presidente da Associação de Professores de Matemática entende que não faz qualquer sentido avançar já no próximo ano com um novo programa para a disciplina.
Ouvida pela TSF, Lurdes Figueiral chamou à atenção para o trabalho que tem sido feito no Ensino Básico e 1º Ciclo e que «estava agora a ficar consolidado e a dar frutos e que vemos ameaçado com a homologação anunciada de um novo programa de matemática, que consideramos desajustado».
Esta responsável considera que o trabalho que tem sido feito até agora deve ser «consolidado» e «eventualmente alterado quando for o momento e quando se fizer uma avaliação que implique uma alteração».
«Não uma tábua rasa do que está a ser feito e o avançar com uma nova proposta e com um novo programa que não tem a ver com o que está a ser feito», concluiu.
Por seu lado, a presidente da Associação dos Professores de Português explicou que os alunos se desconcentraram com a deslocação para escolas que não conheciam, o que, na sua opinião, justificou parte dos maus resultados nos exames.
Em declarações à TSF, Edviges Ferreira adiantou que a primeira parte do exame de português era a que exigia concentração por parte dos alunos, dado que era de escolha múltipla.
Edviges Ferreira lembrou que os alunos entraram para este exame algo «excitados ou em stress, porque da verificação» a que foram sujeitos antes do teste.