Provas finais do 9.º ano arrancam com escolas preparadas para estrear formato digital
A prova de Matemática vai decorrer em dois turnos. Na quinta-feira, é a vez da avaliação de Português
Corpo do artigo
Os alunos do 9.º ano realizam esta sexta-feira a primeira das duas provas finais do ensino básico que, pela primeira vez, vão ser feitas em formato digital, desafio para o qual as escolas dizem estar preparadas.
A prova de Matemática vai decorrer em dois turnos, o primeiro a partir das 09h30 e o segundo às 12h00.
Pela primeira vez, as provas finais do 9.º ano vão realizar-se em formato digital, depois de, no ano passado, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação ter decidido manter o formato em papel por considerar que a equipa ministerial anterior, liderada por João Costa, não assegurou as condições necessárias.
Em declarações à TSF, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, considera que os professores e alunos estão preparados para que tudo corra bem.
"Os alunos foram preparados durante o ano para que as provas finais do 9.º ano sejam realizadas em formato digital. Tiveram contacto com o computador, com exercícios disponibilizados pelo formato digital e não terão constrangimentos em relação à preparação que tiveram", explica à TSF Filinto Lima, sublinhando que "há que aguardar, uma vez que isto é novidade no sistema educativo nacional".
"É a primeira vez que as provas finais do 9.º ano se realizam em formato digital e não no tradicional formato de papel. Penso que tudo irá correr bem, porque nós, professores e diretores, tudo fizemos para que não exista qualquer constrangimento na realização destas provas", frisa. Filinto Lima acredita que tudo vai correr bem mesmo em termos de material e rede.
"Tudo está preparado. O Ministério da Educação cedeu aos alunos computadores que eles usam em contexto de sala de aula. Se porventura algum aluno se esquecer ou tiver o seu computador avariado, a escola tem computadores que possa ceder para a realização destas provas", acrescenta.
Além das provas finais do ensino básico, também as provas de Monitorização das Aprendizagens (ModA), que decorreram entre 19 de maio e 06 de junho para os alunos dos 4.º e 6.º anos, foram realizadas em formato digital, com constrangimentos pontuais, mas que Filinto Lima diz terem ajudado as escolas a preparar-se.
Depois da prova de Matemática, os alunos voltam a ser avaliados na quinta-feira a Português.
Notícia atualizada às 08h21
