
Faria Costa durante a sua posse como Provedor de Justiça
Global Imagens/Vítor Rios
Ao tomar posse do seu cargo, Faria Costa disse estar comprometido com a Constituição, que quer que seja a «rosa dos ventos de um agir responsável ou coletivamente motivado».
O novo Provedor de Justiça prometeu não perder de vista os direitos garantidos pela Constituição, tendo assumido um compromisso com os direitos salvaguardados com a Lei Fundamental.
Ao tomar posse, Faria Costa assegurou um «comprometimento com todos os valores que nela, implícita ou explicitamente, se exprimem, assumindo-a como a rosa dos ventos ou o pesa-sol de um agir responsável ou coletivamente motivado».
O sucessor de Alfredo José de Sousa defendeu ainda ser urgente perceber os sinais dos tempos, a «porosidade das relações sociais» em tempos de crise.
«Possa eu perceber sempre toda a realidade e, de maneira particularmente intensa, a realidade social para poder prover a defesa dos Direitos Fundamentais de todos, sobretudo daqueles que não podem fazer ouvir as suas dilaceradas e magoadas vozes», explicou Faria Costa, que quer fazer isto de forma «serena e convicta».
Ao saudar o «comprometimento» de Faria Costa, a presidente da Assembleia da República assinalou a necessidade de as «instituições reinterpretarem o seu papel».
«É um papel que se adapta continuamente no quotidiano de cada um de cada instituição e de cada um que a integra perante o clamor da vida, as exigências da rua e os problemas que crescem e têm de ser resolvidos», acrescentou Assunção Esteves.
A presidente do Parlamento apelou ainda a que Faria Costa dedique especial atenção aos mais fracos entre os fracos, os confinados em prisões e em instituições de internamento não têm voz no espaço mediático e portanto encontram menos eco junto do poder.
O novo Provedor de Justiça, que iniciou um mandato de quatro anos que poderá ser renovado por outros quatro, foi o nome de consenso entre PSD e PS para este cargo.
Faria Costa, de 63 anos, era até agora Professor Catedrático em Coimbra e é poeta com obra publicada.