O líder parlamentar do PS anunciou que a sua bancada votará favoravelmente a criação de uma comissão de inquérito ao financiamento de empresas públicas através de operações de 'swap'.
Corpo do artigo
A posição do presidente do grupo parlamentar socialista foi assumida numa declaração aos jornalistas no parlamento, depois de o PSD e o CDS terem anunciado a criação de uma comissão de inquérito sobre este assunto.
Uma análise solicitada pelo Governo aos instrumentos financeiros subscritos por várias empresas estatais revelou que há produtos com características «problemáticas», incorporando estruturas «altamente especulativas», anunciou segunda-feira o ministério das Finanças.
«Concluiu-se que vários destes contratos têm características problemáticas por não se tratarem de meros instrumentos de cobertura de risco [`swaps"] e incorporarem estruturas altamente especulativas», lê-se no comunicado enviado pelo Ministério das Finanças.
Em causa estão cerca de 3 mil milhões de euros no perímetro das empresas públicas em responsabilidades potenciais por utilização de instrumentos derivados.