PS acusa Crato de se manter "imperturbável" perante "escalada da violência em meio escolar"
Os socialistas querem que o ministro da Educação diga que medidas de combate à indisciplina e violência em meio escolar vão ser aplicadas já no próximo ano letivo.
Corpo do artigo
Depois de noticiado o caso do adolescente agredido por outras duas adolescentes, na Figueira da Foz, o grupo parlamentar do PS entregou hoje no Parlamento um requerimento em que questiona Nuno Crato sobre os números da violência em meio escolar presentes no Relatório de Segurança Interna e os números do Relatório de Segurança Escolar, ambos referentes a 2012/2013, e nos quais há disparidades na ordem das 5 mil ocorrências.
O deputado socialista, Rui Pedro Duarte, questiona o porquê de tal discrepância.
Rui Pedro Duarte diz que os socialistas colocaram estas mesmas questões ao ministro Nuno Crato na última audição regimental, no Parlamento. Perguntas que, dizem, ficaram sem resposta e, por isso, o grupo parlamentar do PS reforça agora a necessidade de esclarecimento com este requerimento entregue no Parlamento.
A bancada socialista não põe de parte a possibilidade de voltar a chamar o ministro à comissão de Educação, mas, para já, diz que vai aguardar pelas respostas às questões.
De acordo com os dados mais recentes do Relatório Anual de Segurança Interna referentes já ao ano letivo 2013/2014, houve um total de 6.693 ocorrências em contexto escolar das quais mais de 70% foram de natureza criminal. Um aumento geral de mais de 5% em relação ao ano letivo anterior.